Os Semeadores

Notícias  

 Voltar

Pastor desaparecido na Eritreia

prisoner_146_imagePastor Kidane Weldou desapareceu e suspeita-se que ele foi detido pelas forças de segurança da Eritréia. Seu veículo foi encontrado abandonado no centro de Asmara.
Ele é um pastor sênior da Igreja do Evangelho Pleno e tem sido um líder na igreja por muitos anos. Weldou é casado e tem quatro filhas.  Por muitos dias sua família tem sido incapaz de descobrir o seu paradeiro. Outros pastores da Igreja do Evangelho Pleno ainda seguem detidos como Haile Nayzgi.   Cerca de 2.000 cristãos estão detidos em prisões e campos militares na Eritreia. Alguns foram libertados depois de assinar um compromisso de parar de ministrar os serviços religiosos.  O governo da Eritréia começou a fechar forçosamente igrejas protestantes evangélicas em 2002. Eles não têm permitido a nenhuma das igrejas protestantes independentes a se registrar e reabrir uma vez que, embora 11 tenham solicitado este registo oficial junto ao Islã, há apenas três igrejas cristãs autorizados a cultuar pelo governo. Estas incluem Igreja Ortodoxa, Católica e Evangélica Luterana. No entanto, os cristãos ortodoxos também foram presos. Em 19 de fevereiro de 2005, um grupo de professores da Escola Bíblica Dominical e estudantes foram presos e detidos pela polícia após uma incursão sobre a Igreja Ortodoxa Medhane Alem, em Asmara. Eles foram liberados mais tarde. De acordo com a Compass Direct, os pastores das igrejas protestantes foram proibidos de informar qualquer pessoa fora da Eritreia de seus problemas. No entanto, esses pastores rejeitaram este “conselho” e relataram o que estava acontecendo com o Mundo exterior. Alguns dos detidos são mantidos em contêineres de metal.

Estatísticas de Eritreia
De acordo com a Compass Direct estatísticas recém-compiladas contrabandeados para fora da Eritreia indicam que pelo menos 1.918 cidadãos eritreus estão presos e submetidos a tortura e trabalhos forçados por causa de suas crenças religiosas; 95 por cento destes prisioneiros religiosos conhecidos são cristãos de confissão.

vompw_img_map_erEritreia | PERFIL DO PAÍS
Idioma: tigrínia
Eritreia tem sido dominada pela guerra e pela seca nas últimas quatro décadas. Uma colônia italiana, a Eritreia foi dada à Etiópia em 1951, pela Organização das Nações Unidas.
A independência foi finalmente alcançada em 1993, com a Eritreia retendo toda a costa da Etiópia, junto ao Mar Vermelho, onde o clima é quente e seco. Um pequeno país Africano, a Eritreia tem uma população estimada perto de 4,5 milhões. A liberdade religiosa, supostamente, existe neste país, sendo a população com cerca de metade muçulmana e metade  cristã.
A maioria dos cristãos são ortodoxos. O medo do extremismo islâmico e cristão evangélico levou o governo a impor restrições severas sobre os trabalhadores humanitários e projetos de ONGs internacionais. Em 2002, o governo proibiu denominações cristãs, no entanto, a Igreja Católica Romana, Evangélica Luterana e igrejas ortodoxas pareciam escapar da perseguição e continuaram a funcionar normalmente, até recentemente, quando três sacerdotes ortodoxos foram detidos, duas cerimônias de casamento foram interrompidas, e cancelamento da celebração da véspera de Ano Novo. Muitos participantes nestas funções foram presos. Eritreia não tem estações de rádio ou de televisão de propriedade privada. Em setembro de 2001, o governo fechou a imprensa privada por “colocar em perigo a segurança nacional.” As notícias são entregues através de agências estatais, e as críticas ao governo não são toleradas.

 

COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

POR PETIÇÕES OFICIAIS
Envie correspondência para O Governo da Eritreia nos endereços seguintes:

President
Issayas Afewerki
ENDEREÇO
President Issayas Afewerki
Office of the President
PO Box 257
Asmara, ERITREA

Permanent Representative of Eritrea to the United Nations
Girma Asmerom Tesfay
ENDEREÇO DE EMAIL
general@eritrea-unmission.org

ENDEREÇO
800 Second Ave., 18th Floor,
New York, NY 10017

OUTROS CONTATOS
Telephone: (212) 687-3390
Fax: (212) 687-3138

Embaixada Representativa
ENDEREÇO DE EMAIL
embassyeritrea@embassyeritrea.org

ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA
Embassy of the State of Eritrea
1708 New Hampshire Ave., NW
Washington, DC 20009

OTHER CONTACT INFORMATION
Telephone: (202)319-1991
Fax: (202)319-1304

Embaixador Representante
freweini@embassyeritrea.org

 

POR CARTAS DE ENCORAJAMENTO:
Envie correspondência para O prisioneiro (Kidane Weldou) no endereço seguinte:

Karsheli Prison
2nd Police Station Zone 7 Northern East
Zoba Maakel
Asmara, Eritrea

 

ATENÇÃO:
Por favor, note
Ao escrever uma carta, nunca mencione o nome da fonte de sua informação ou o nome de qualquer organização como a Voz dos Mártires ou Prisioneiro Alerta, ou Projeto Semeadores. Não é perigoso para um prisioneiro a receber cartas de indivíduos, mas se uma organização é mencionada eles podem ser acusados ​​de ligações com organizações estrangeiras e recebem sentenças mais duras. Além disso, por favor, não indicar nada negativo sobre seu governo.  Se você tem alguma noção do idioma inglês pode usar uma ferramenta disponibilizada pela Voz dos Mártires no Site PrisionerAlert.com que tem sujestões de trechos e textos bíblicos de encorajamento para serem enviados aos prisioneiros no seu idioma nativo.

Trecho de uma carta real criado em PrisonerAlert.com
“Eu dei graças por você quando eu ouvi de sua fé no Senhor Jesus. Oro para que os olhos, ouvidos e corações daqueles que vos perseguem possam se abrir para Jesus.
Filipenses 1:29 – ‘Porque para vós foi concedido, em nome de Cristo, não somente crer nele, mas também de sofrer por amor a Ele.’
Romanos 8:18 – ‘Pois tenho para mim que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de ser comparados com a glória a ser revelada em nós.’”

Ore para que Deus abençoe esses irmãos com paz e força independentemente da luta que enfrentam.

Fonte: The Voice of the Martyrs
Tradução e adaptação: Joás Inacio (Semeadores)

compartilhe: